

Sale & Leaseback
Centros Educacionais, Call Centers, Plantas Industriais, Centros de Distribuição, Grandes Lojas de Varejo, Escritórios Monousuários (Setores de TI, Comunicações, Telecomunicações, Serviços dentre outros.
A necessidade de recursos para o crescimento empresarial é fato, porém, as formas de captação de tais recursos são variadas e normalmente envolvem empréstimos bancários ou a partilha do empreendimento entre os acionistas. Sale & Leaseback é um acordo comercial pelo qual a propriedade é, simultaneamente, vendida (desmobilização) e alugada de volta ao proprietário, através de contrato atípico geralmente de longo prazo, também chamada de venda e leaseback. As empresas, vêm ao mercado competitivo realizando grandes investimentos em terrenos e instalações, necessários ao seu empreendimento, abandonando importantes ativos que poderiam ser melhor aproveitados especificamente na sua atividade fim, gerando uma maior lucratividade.
A Splendor, possibilita através do modelo "Sale & Leaseback" a empresa ou indústria desbloquear o valor mobilizado no imóvel, aumentando o capital de giro, a ser utilizado na principal atividade fim. O valor de mercado apropriado da propriedade irá definir e fornecer o capital para expandir as operações administrativas, possibilitando o crescimento em alicerces bem estruturados, fornecidos pelo próprio patrimônio imobilizado da empresa.
A Splendor, responsável pela prospecção, negociação e diligência, realiza o investimento nos projetos através de capital próprio, de clientes investidores, de fundos de investimento e/ou via operações de securitização, mediante a formalização de um contrato de locação atípico de longo prazo.
O Sale & Leaseback permite considerável liberação de valor e eficiência tributária para a companhia, permitindo o investimento dos recursos em sua atividade fim e contribuindo para redução do endividamento e melhoria em seus indicadores financeiros, sendo ainda uma excelente oportunidade de investimento, com um rápido retorno financeiro, reduzindo os riscos de vacância e do mercado de desenvolvimentos especulativos.
Sale & Leaseback = Menos impostos
A empresa terá uma redução no montante pago de impostos, pois a locação será contabilizada como despesa operacional, reduzindo o LAIR ( LAIR é uma medida do lucro da empresa, baseada em sua capacidade de gerar receita com sua atividade e na forma como ela se relaciona com o mercado financeiro ) e consequentemente a base de cálculo do imposto.
Benefícios do Sale & Leaseback:
-
Controle Operacional da Propriedade;
-
Aumento de Liquidez da Empresa;
-
Redução do Grau de Endividamento da Empresa;
-
Redução nos Impostos Pagos.
Fases de uma Operação de Sale & Leseback:
1. Entendimento da Demanda da Empresa
-
Identificação do imóvel existente;
-
Relevância do imóvel na estratégia da empresa;
-
Preferência por aluguel, prazo de locação ou garantias.
2. Planejamento e Análise
-
Pesquisa de mercado para validar valor de aluguel e preço do imóvel;
-
Análise de zoneamento e dinâmica do mercado para avaliar upside (potencial de valorização do imóvel).
3. Negociação
-
Negociação de preço do imóvel, aluguel, prazo de locação e estrutura de garantias com o locatário;
-
Seleção de parceiro para securitização e negociação dos termos contratuais da cessão de créditos caso haja interesse por parte do investidor.
4. Execução
-
Diligência ambiental e legal com assessorias especializadas;
-
Assinatura dos contratos de compra do imóvel e de locação;
-
Coordenar a estruturação e distribuição de CRIs.
5. Property Management e Venda
-
Relacionamento com o inquilino;
-
Acompanhamento de renovação de licenças e seguros junto ao inquilino e vistoria periódica do imóvel;
-
Relacionamento com gestores de recursos, empresas de properties e FIIs com gestão ativa para venda do imóvel.